Início Diabetes Quem tem diabetes não pode comer doce? Tire essa e outras dúvidas...
Quem tem diabetes pode comer doce?
Quem tem diabetes pode comer doce?

Quem tem diabetes não pode comer doce? Tire essa e outras dúvidas sobre a doença

16752

Aproximadamente, 8 em cada 100 brasileiros são diabéticos. Então, se você não for essa pessoa, você provavelmente conhece alguém que tem diabetes. Apesar da doença ser bastante conhecida, são muitos os mitos inventados sobre ela, como por exemplo “Quem tem diabetes não pode comer doce?”.

Pensando na necessidade de saber o que é verdade e o que é mito, eu fiz esse texto especialmente para você 😊

Caso queira antes se informar mais sobre a pré-diabetes acesse o artigo clicando nesse link:
https://beyourfuture.com.br/saiba-sobre-diabetes/

É fato que a dieta é parte fundamental no controle da diabetes, mas é necessário estar atento para não cair em armadilhas e colocar a saúde em risco. Informação é o principal meio para desmistificar alimentos ditos milagrosos”, avalia Fernando Valente, médico endocrinologista e coordenador de Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Então, nada mais correto do que você se informar sobre o assunto, não é mesmo?

1 – Bebida alcoólica pode ser consumida desde que seja com moderação

Verdade, a bebida alcoólica não está totalmente proibida, mas é importante ter cuidado. A bebida pode acabar aumentando o risco de hipoglicemia, especialmente nos pacientes que usam insulina ou substâncias que estimulam a produção do hormônio. A ADA (Associação Americana de Diabetes) recomenda o consumo diário máximo de 1 dose para mulheres e 2 doses para homens. Sendo que, 1 dose equivale a 360 ml de cerveja (1 latinha), 150 ml de vinho (1 taça) ou 45ml de destilado.

2 – Quem come muito açúcar terá diabetes?

Mito. O diabetes não é causado pela ingestão muito alta de açúcar. A doença está relacionada com o excesso de peso, que em parte está relacionado ao consumo de alimentos não saudáveis. Mas não significa que o consumo de açúcar vá levar ao diabetes.

3 – Existem alimentos que ajudam a controlar a glicemia?

Verdade. Alimentos que possuem índice glicêmico baixo reduzem a absorção da glicose no sangue e, portanto, não provocam picos glicêmicos. Quando esse índice fica alto, a absorção de glicose é rápida, o que provoca pico de glicemia em um curto período. Alimentos que são ricos em fibras como algumas frutas, verduras e cereais, têm baixo índice glicêmico e podem auxiliar no controle da glicemia.

folhas-separação folhas-separação folhas-separação
folhas-separação Quem tem diabetes não pode comer doce? folhas-separação Quem tem diabetes não pode comer doce? folhas-separação Quem tem diabetes não pode comer doce?

4 – Quem tem diabetes não pode comer doce?

Imagem de doces de festa de aniversário. Quem tem diabetes não pode comer doce?

Assim como as frutas, os doces podem ser consumidos com certa moderação. Porém, ainda precisam de maior atenção, uma vez que não apresentam quantidade considerável de fibras em sua composição. O excesso de glicose no sangue pode gerar a oxidação excessiva dos órgãos, sobretudo vasos sanguíneos, causando lesões renais e oculares, por exemplo. Como dito, tudo se baseia na análise e no consumo em moderação o ideal é consultar um nutricionista para analisar a melhor forma de incluir doce na dieta.

5 – Diabetes não é uma doença grave

Mito. A diabetes é uma doença grave pois ela pode resultar em diversas complicações em órgãos importantes do corpo, como os olhos, rins, vasos sanguíneos e nervos.

6 – Todo diabético precisa tomar insulina?

Caso o diabético seja do tipo 1 elas são indispensáveis, e no caso do tipo 2 elas são necessárias em alguns pacientes. O objetivo principal é que a glicemia em jejum fique em torno de 100 mg/dL, e em 140 mg/dL duas horas após a refeição.  Esse tipo de controle é feito com a ajuda de diversos tipos de tratamentos, indicados por um especialista. Ele pode incluir planejamento alimentar, atividade física, insulinoterapia e antidiabéticos orais.

7 – Pessoas diabéticas devem comprar sempre alimentos diet

Mito. Os alimentos dietéticos não contêm açúcar adicionado, mas apresentam açúcares naturais dos ingredientes que são os carboidratos. “muito melhor do que fazer a escolha entre não diet e diet, é escolher baseado nas características nutricionais dos alimentos. Por exemplo, é melhor comer uma fruta do que um chocolate diet. O alimento diet ajuda a diversificar a alimentação do diabético e reduzir a ingestão de açúcar refinado, porém, para diabéticos tipo 2, em geral, o principal cuidado em relação à alimentação deve ser em manter uma dieta com calorias adequadas. O excesso de peso é muito mais prejudicial para o controle do diabetes do que as características do alimento consumido”, diz Dra. Camila Secches, endocrinologista titulada pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Essas foram algumas das questões sobre mitos e verdades que rodeiam o mundo dos diabéticos. Você tem alguma sugestão sobre algum mito da diabetes para falarmos no próximo artigo? Deixe um comentário no campo abaixo 👇🏻 sobre o que você gostaria de ler no próximo artigo 😊

Paulo-Santos
Sobre o Autor

Eu me chamo Paulo Santos, tenho 24 anos e sou formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.
Sempre fui apaixonado pela leitura e pela escrita. Justamente por isso escolhi fazer Direito.
Faço parte de uma família de médicos (pais, tios e primos), então o mundo da saúde sempre fez parte da minha vida desde pequeno, e sempre gostei muito de escrever sobre o assunto.
Será um prazer te manter informado sobre o meu mundo!

Recomendados Para Você:

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here