A Epilepsia é uma síndrome que consiste em uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, emitindo sinais incorretos do cérebro para o restante do corpo durante alguns segundos ou poucos minutos.
Os sintomas da Epilepsia que uma pessoa experimenta quando ocorre uma crise depende da área que é afetada do cérebro, se é uma área relacionada aos movimentos musculares do corpo, a pessoa irá vivenciar espasmos e movimentos involuntários por exemplo.
A crise será chamada parcial se a área afetada for restrita a uma parte do cérebro, se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.
Quais são as causas da epilepsia
Em muitos casos a causa é desconhecida, mas pode ser que a Epilepsia seja resultado de algumas das causas abaixo:
AVC
Infecções
Lesões no cérebro
Febre
Stress
É importante ficar atento a duração de uma crise, pois crises que duram mais de cinco minutos caracterizam uma situação de emergência e em um caso desses o paciente precisa de atendimento médico imediato. Para ser caracterizado como epilepsia, é indispensável haver recorrência espontânea das crises com intervalo de no mínimo 24 horas entre elas.
Ouvir a história do paciente e o relato das pessoas que presenciaram a crise também ajuda a determinar o diagnóstico. Além disso, é preciso certificar-se de que não existe nenhum fator precipitante da crise, seja tóxico, seja provocado por alguma outra doença.
O Dr. Drauzio Varella comenta a cerca do tema e os sintomas da Epilepsia: