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Atividade física para Diabéticos: descubra os 2 tipos que realmente ajudam você a melhorar da doença.

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É quase que um mantra…

“Faça atividades físicas e faça uma alimentação balanceada que você irá melhorar da Diabetes

Você já deve ter escutado muito isso de médicos, colegas, amigos e familiares. Portanto eu te pergunto: você sabe realmente quais atividades físicas podem te ajudar?

Já posso te adiantar que a resposta não é qualquer atividade física.

Caso queira descobrir quais realmente ajudam você a melhorar da doença continue lendo o texto…

Antes de te passar todas as respostas, eu gostaria de fazer algumas recomendações para que você aproveitar ao máximo uma atividade física:

  • Sempre use roupas e principalmente tênis confortáveis. Todo paciente diabético deve cuidar muito bem dos seus pés.
  • Alimente-se apropriadamente antes e após o exercício conforme a orientação do seu nutricionista. Beba bastante água.
  • Caso você use insulina, ou algum medicamento capaz de causar hipoglicemia, como a glimepirida, sempre teste sua glicemia na ponta do dedo antes de começar a atividade programada. Situações entre 100 e 250 mg/dL permitem atividade física moderada sem maiores riscos por até 60 minutos. Para os demais casos, pergunte ao seu médico.
  • Conte para os outros que você é diabético, e avise a quem eles devem avisar em caso de emergência.

Agora que você tem todas essas recomendações em mãos vamos ao texto propriamente dito!

A atividade física para os diabéticos tem como função utilizar a glicose do organismo como fonte de energia. Sendo esse um fator principal para o controle metabólico do diabético.

Ela também auxilia e muito na perda de peso corporal melhorando consequentemente o controle da glicemia pelo organismo.

Durante o exercício, o consumo de oxigênio pelo organismo pode aumentar cerca de 20 vezes. Aumentos ainda maiores podem ocorrer nos músculos que estão sendo utilizados.

Para satisfazer essas necessidades energéticas, o músculo utiliza intensamente as suas próprias reservas de glicogênio e triglicerídeos, além da glicose liberada pelo fígado.

Confira essa entrevista com o Dr. Riani a respeito do assunto:

Em um recente documento do Surgeon General sobre atividade física e saúde, há a recomendação de que os indivíduos acumulem 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.

Caso você se interesse por novidades do mundo científico: convido você a dar uma olhada na matéria do Ricardo Justo sobre uma descoberta incrível! Capaz de fazer você melhorar da diabetes mellitus tipo 2.

Especialistas recomendam que pacientes com Diabetes precisam de exercícios em uma intensidade que seja capaz de modificar o funcionamento do organismo.

Então, são pacientes que você não deveria ver fazendo caminhada, por exemplo, como um exercício como uma forma final, o objetivo final. Tem que existir uma progressão.

Deve haver uma forma de treinamento para que a capacidade física dessas pessoas aumente de forma progressiva, e assim as consequências dessa doença melhorem.

Assim, especialistas recomendam a atividade física para diabéticos de média intensidade e a alta intensidade (para os pacientes que consigam fazer).

Mas atenção! É de suma importância que você entre em contato com o seu médico e com o seu preparador físico antes de qualquer desenvolvimento físico, pois assim você verá melhores resultados e, saberá os seus limites.

Sobre consumo de alimentos e suplementos, deve ser ajustado justamente em relação a capacidade que essa pessoa tem de metabolizar essas substâncias.

Lembrando que você não precisa ter medo do diabetes, mas sim ter consciência 😊!

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Então o que você achou das informações aqui apresentadas? Deixe um comentário aqui abaixo 👇 com alguma dúvida que você tenha e eu irei escrever um artigo sobre ela!

Até a próxima 😉

Paulo-Santos
Sobre o Autor

Eu me chamo Paulo Santos, tenho 24 anos e sou formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.
Sempre fui apaixonado pela leitura e pela escrita. Justamente por isso escolhi fazer Direito.
Faço parte de uma família de médicos (pais, tios e primos), então o mundo da saúde sempre fez parte da minha vida desde pequeno, e sempre gostei muito de escrever sobre o assunto.
Será um prazer te manter informado sobre o meu mundo!

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