10 alimentos que ajudam controlar a Diabetes que provavelmente você não sabia

10 alimentos que ajudam controlar a Diabetes que provavelmente você não sabia
10 alimentos para controlar a Diabetes

A Diabetes é uma doença que está diretamente ligada com os hábitos alimentares da população, principalmente na fase de pré-diabetes.

Quando se fala na alimentação de diabéticos, existe a ideia de que a dieta deve ser bem limitada. Na verdade, é exatamente o contrário. É importante que a dieta para diabetes seja bem variada, composta de alimentos naturais, que colaborem para estabilizar o nível glicêmico do sangue.

Sabendo que uma alimentação boa para diabéticos é uma alimentação variada, eu listei 10 alimentos que ajudam controlar a Diabetes que você provavelmente não sabia.

Em comum todos esses alimentos apresentam baixo índice glicêmico, que se trata da velocidade com que a glicose consegue entrar no organismo.

1 – Abacate

fruta-abacate

O abacate é um alimento muito bom para quem possui diabetes. Isso porque ele possui as chamadas gorduras monoinsaturadas e as poli-insaturadas, ambas gorduras boas para a saúde.

Uma pesquisa que foi publicada no The American Journal of Clinical Nutrition concluiu após revisar diversos estudos que as gorduras monoinsaturadas são benéficas para a dieta de quem tem diabetes tipo 1 e 2.

2 – Aveia

Alimento-aveia

A aveia é rica em fibras solúveis. “Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol”, explica o nutrólogo Roberto Navarro.

Procure não esquentar a aveia, pois assim ela pode perder alguns nutrientes.

Lembrando que a aveia é um cereal com baixo índice glicêmico e que, por isso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

3 – Iogurte sem gorduras

Alimento-iogurte-sem-gorduras

Os iogurtes com baixo teor de gorduras são boas alternativas para quem tem diabetes. Isto porque ele terá redução de gorduras saturadas, que em excesso causam e prejudicam problemas cardiovasculares, que são especialmente graves para os portadores de diabetes.

O iogurte também é rico em cálcio. Sendo que esse nutriente é essencial para a manutenção de ossos e dentes.

E por fim, há a presença dos lactobacilos que contribuem para a melhora da imunidade.

4 – Peixes de águas profundas e frias

Alimento-peixe-de-agua-profunda-e-fria

Esse tipo de peixe, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e outros, são benéficos para a saúde por serem ricos em ômega 3. Um estudo que foi conduzido pela Universidade de Valência, na Espanha, analisou o consumo de carne e peixe em 945 pessoas entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e descobriu que o consumo de peixe, que é ricos em ômega 3, está associado a menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose, enquanto o consumo de carne vermelha está relacionado à obesidade.

Um outro estudo, dessa vez publicado pela Universidade de Harvard, notou que o ômega 3 previne a diabetes tipo 2. Este tipo de lipídeo aumenta os níveis de um hormônio chamado adiponectina que é benéfico em processos que afetam o metabolismo, como a regulação do açúcar no sangue e processos inflamatórios.

5 – Amêndoas

Alimento-amendoes

Novamente, assim como o abacate a amêndoa é rica em gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Além disso ela possui boas quantidades de magnésio.

O consumo de magnésio ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2. E em situações de crises de glicose muito elevada, o diabético excreta pela urina uma boa quantidade de magnésio, por isso é interessante repor esse nutriente.

folhas-separação folhas-separação folhas-separação
folhas-separação folhas-separação folhas-separação

6 – Leguminosas

Colheres-de-leguminosas

As leguminosas, como o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são boas alternativas porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Além de serem fontes de proteínas.

7 – Batata yacon

Alimento-batata-yacon

Esse alimento é rico em um carboidrato chamado frutooligossacário que age de forma semelhante as fibras no nosso organismo.

Um carboidrato simples pode ser rapidamente ingerido pelo organismo, aumentando as taxas de glicose e insulina, enquanto no caso do carboidrato da batata yacon ocorre o contrário.

O organismo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade e por isso a absorção é mais lenta.

8 – Morango

fruta-morango

Isso mesmo, o morango!

É uma fruta com baixo índice glicêmico, isso indica que ela diminui a absorção do açúcar encontrado nela! Fazendo com que o morango seja uma ótima opção para quem tem Diabetes diversificar a sua dieta.

9 – Farinhas funcionais

Farinhas funcionais, 1 dos 10 alimentos para controlar a Diabetes.

As farinhas como a de amora, berinjela, banana verde e coco, são benéficas para os diabéticos e para prevenir esta doença. Isso acontece pois elas são ricas em fibras solúveis, que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente melhorar a absorção da insulina pelo organismo.

10 – Linhaça e Chia

Linhaca e chia, 2 dos 10 alimentos para controlar a Diabetes.

Segundo pesquisadores da Unicamp, a chia tem um poder antioxidante que possibilita a prevenção do envelhecimento precoce das células.

Tanto a chia quanto a linhaça possuem fibras solúveis que estão relacionadas com a prevenção e também são boas para quem tem diabetes.

Os alimentos ricos em fibras evitam que ocorram picos de glicose no corpo.

Então…

Você sabia de todos esses 10 alimentos que ajudam a controlar a diabetes? Comenta aqui embaixo quais deles você já conhecia!